PETROBRÁS PREVÊ ATÉ 12 FPSOS PARA BÚZIOS ATÉ 2030 E PRODUÇÃO EM 2 MILHÕES DE BARRIS POR DIA
A Petrobrás planeja chegar ao ano de 2030 com pelo menos 12 navios-plataformas no campo de Búzios, sua joia da coroa no pré-sal da Bacia de Campos. Atualmente, a área tem quatro unidades em produção, uma em construção, três em contratação e outras quatro em estudo. Com essas novas unidades, a meta da estatal é elevar a produção dos atuais 600 mil barris por dia para 2 milhões de barris por dia.
A empresa também destacou, durante apresentação para investidores nesta sexta-feira (31), as evoluções dos novos sistemas de produção do pré-sal no campo. Algumas delas foram os dutos rígidos de 8 polegadas para produção de óleo, com configuração otimizada de risers e vazões acima de 50.000 barris por dia. Também citou poços abertos na completação inteligente, com otimização da produção e redução de tempo e custo de construção.
Por fim, a estatal ainda informou que as negociações para o Acordo de Coparticipação com as empresas chinesas CNOOC e CNODC, e também com a estatal brasileira PPSA, estão transcorrendo bem, com previsão de conclusão até o final de 2020.
CUSTO DE EXTRAÇÃO NO PRÉ-SAL ABAIXO DE 7 DÓLARES POR BARRIL
O custo de extração de óleo da Petrobrás caiu consideravelmente no segundo semestre do ano, à medida que a companhia hibernou plataformas em águas rasas, que possuem custo operacional maior. Segundo a companhia, o custo de extração está 6,6 dólares por barril de óleo equivalente, uma queda de 12% na comparação com o trimestre passado.
Se desconsiderar os custos de afretamento, a despesa com extração média da Petrobrás está em 4,9 dólares por barril. No pré-sal, esse valor é de 2,4 dólares, enquanto que em campos de águas profundas está em 8,7 dólares. Em terra, o custo é de 13,4 dólares e em águas rasas é de 15,9 dólares.
PETROBRÁS PREVÊ ATÉ 12 FPSOS PARA BÚZIOS ATÉ 2030 E PRODUÇÃO EM 2 MILHÕES DE BARRIS POR DIA publicado primeiro em http://petronoticias.com.br
Comentários
Postar um comentário