EXPIRA O CONTRATO DO FPSO CIDADE DE SÃO MATEUS, CINCO ANOS APÓS EXPLOSÃO QUE DEIXOU NOVE MORTOS
A BW Offshore anunciou que chegou ao fim o seu contrato com a Petrobrás para afretamento do FPSO Cidade de São Mateus, pouco mais de cinco anos após um grave acidente envolvendo a unidade. A unidade, como se sabe, sofreu uma explosão que deixou nove mortos e 26 feridos em fevereiro de 2015. Havia 74 pessoas a bordo no momento do incidente.
O FPSO Cidade de São Mateus operou no campo de Camarupim, no exterior do Brasil, de 2009 até o dia do acidente. Em março de 2018, a Petrobrás chegou a exercer uma prorrogação de um ano do contrato para o navio-plataforma. Naquela altura, as duas empresas estavam ainda trabalhando para finalizar um plano de retomada da unidade.
Em relatório, a Agência Nacional do Petróleo apontou uma série de fatores que culminaram no acidente, como falta de revisão de riscos, comunicação inadequada entre turnos, documentos desatualizados, falta de treinamento em procedimentos operacionais, entre outros.
“Como resultado da investigação, evidenciou-se que decisões gerenciais tomadas pela Petrobras, Prosafe e BW Offshore2(operadora da instalação), ao longo do ciclo de vida do FPSO CDSM, agregaram riscos não gerenciados à operação da plataforma. Esta situação criou as condições necessárias para a ocorrência deste acidente maior”, afirmou a agência em dezembro de 2015.
O FPSO está atualmente em lay-up em Cingapura.
EXPIRA O CONTRATO DO FPSO CIDADE DE SÃO MATEUS, CINCO ANOS APÓS EXPLOSÃO QUE DEIXOU NOVE MORTOS publicado primeiro em http://petronoticias.com.br
Comentários
Postar um comentário