PETROBRÁS RENOVA CONTRATOS COM DISTRIBUIDORAS DE GÁS E PREVÊ REDUÇÃO DE 10% NO VALOR DO COMBUSTÍVEL
A Petrobrás anunciou que renovou os contratos com 12 distribuidoras estaduais de gás natural canalizado – GásBrasiliano, São Paulo Sul, Comgás (parcialmente), BR Espírito Santo, Gasmig, CEG, CEG-RIO, Algás, Bahiagás, Sergás, Potigás e Pbgás. Os novos acordos entrarão em vigor a partir de janeiro de 2020 e vão levar em conta uma nova fórmula de preço da molécula de gás indexada ao preço do petróleo.
Dessa forma, a Petrobrás está prevendo que o custo de aquisição de gás natural da Petrobrás pelas distribuidoras pode cair em até em 10% em relação aos contratos anteriores, considerando preços de petróleo na faixa de US$ 60 por barril.
A petroleira ressaltou, no entanto, que a formação do preço do combustível pelas distribuidoras não inclui apenas o valor cobrado pela companhia pela molécula do gás natural. Variáveis como custos de transporte incorridos junto às transportadoras, bem como das margens de distribuição, além da incorporação dos tributos federais e estaduais também determinam o preço do insumo.
“Assim, além da redução no preço da molécula de gás natural, há possibilidade de os preços finais ao consumidor também baixarem em função de quedas nas tarifas de transporte e nas margens das distribuidoras, caso ocorram”, disse a Petrobrás, em nota.
A estatal ainda afirmou que no caso dos consumidores livres de gás natural que, eventualmente, contratarem transporte diretamente junto à TBG no gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), as reduções poderão ser superiores a 10% já em 2020. Isso porque haverá uma queda na tarifa de transporte da TBG, operadora do gasoduto, prevista para ocorrer em janeiro.
PETROBRÁS RENOVA CONTRATOS COM DISTRIBUIDORAS DE GÁS E PREVÊ REDUÇÃO DE 10% NO VALOR DO COMBUSTÍVEL publicado primeiro em http://petronoticias.com.br
Comentários
Postar um comentário