BOLSONARO INAUGURA A 18ª E ULTIMA TURBINA DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

cccccA 18º Turbina da gigantesca Usina de Belo Monte foi acionada hoje a tarde (27) pelo  presidente Jair Bolsonaro. Foi  última turbina da usina, qie está instalada  em Vitória do Xingu, no Pará. O acionamento deu início a operação plena do  empreendimento e marcou a inauguração oficial da hidrelétrica, que é a quarta maior do mundo, com  capacidade para gerar 11, 2  megawatts. É a maior usina em operação em território brasileiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a entrada em operação comercial da última turbina no último dia 19. A energia produzida pela usina pode atender 60 milhões de pessoas no Brasil. Vai gerar para 18 milhões de lares, equivalente à população da Itália.

A usina tem seus reservatórios localizados entre os municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu. A área de abrangência da hidrelétrica inclui outros dois municípios: Anapu e Senador José Porfírio. A área alagada do empreendimento é de 478 km². Estudos realizados nos anos 80, projetaram que a construção do empreendimento exigiria o deslocamento de 7 mil índios, de 12 terras indígenas.  Em 1989, divergências sobre o impacto socioambiental da usina levaram à suspensão do aaafinanciamento da obra. Em fevereiro de 2010 o projeto conseguiu avançar. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença prévia da obra e, em contrapartida, fez 40 exigências de adequação. Dois meses depois, em abril daquele ano, foi realizado o leilão de concessão para a construção e operação da hidrelétrica por 35 anos, a partir de agosto de 2010.


BOLSONARO INAUGURA A 18ª E ULTIMA TURBINA DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE publicado primeiro em http://petronoticias.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO ASPEBRAS COMPRA TERMELÉTRICA NA CIDADE DE GUARAPUAVA, NO PARANÁ

CASA DOS VENTOS ASSINA CONTRATO DE LONGO PRAZO PARA VENDER ENERGIA A MINERADORA ANGLO AMERICAN

MISC CONSTRUIRÁ O FPSO MARECHAL DUQUE DE CAXIAS, TERCEIRA PLATAFORMA DO CAMPO DE MERO